Comunicação Interna e seus desafios

O mundo muda o tempo todo. E essa é uma verdade ainda maior quando se trata de comunicação. As relações interpessoais vêm se modificando e o mundo digital cresce a cada dia. Sem contar que os fluxos e processos de trabalho já não são mais do jeito que eram. Por isso, tudo flui melhor quando se tem boas estratégias de Comunicação Interna. Sabendo falar com o seu time, pode ter certeza que todos se sentirão mais informados, confiantes e motivados para atingir os objetivos, tanto individuais quanto coletivos.

Foco na estratégia

Vamos entender uma coisa: para entregar um bom trabalho ao seu público externo, você precisa fazer um bom trabalho com o seu público interno. Isso significa que sua empresa deve ser employee-centric antes de ser customer-centric. Se analisar bem, faz sentido, né? Cuidando da equipe, o carinho, a responsabilidade e a transparência na relação serão transmitidos ao cliente de forma consequente e natural. Simples assim.

Eu posso te ajudar nessa!

Time alinhado

Aqui, basicamente, é se certificar de que todo mundo está na mesma página. Vale a pena dar uma atenção especial a isso! Deixar todo mundo a par de tudo, definir muito bem o papel de cada um e ajustar as expectativas com a realidade. Sabe aquele ditado antigo de que “o combinado não sai caro”? Pois não sai mesmo. E isso se torna ainda mais importante quando se tem uma equipe diversificada e se trabalha em um esquema flexível.

Trabalho Remoto

Com cada um na sua casa, é imprescindível que o time esteja alinhado e focado na mesma missão. União e engajamento são as chaves para o sucesso!

Diferenças entre gerações

Feliz é a empresa que pode contar com o conhecimento de pessoas das mais diversas idades. Todo mundo tem algo para ensinar e aprender, por isso, é essencial que todos sejam respeitados.

Times multiculturais

Se já há diferenças culturais em um grupo pequeno e da mesma localidade, imagine em uma empresa com presença global? A diversidade é algo incrível e deve ser valorizada. Assim, todo mundo sai ganhando. 😉

E aí, bora cuidar desse time?

Impacto nos negócios

Comunicação se resume a escrever textos, fazer peças e pronto, certo? Errado! A área é (ou pelo menos deveria ser) algo extremamente estratégico. Até porque, uma comunicação eficaz resulta diretamente no crescimento da empresa. É sério, ela simplesmente impacta em tudo: produtividade do time, colaboração entre departamentos, alinhamento organizacional, employee experience… Eu poderia escrever linhas e mais linhas, mas acho que já deu pra entender a relevância do assunto.

Se quiser, podemos falar mais sobre isso :)
 

Storytelling

Histórias engajam.

Informações soltas, não.

 

Employee Experience

Costumamos nos interessar muito mais por um assunto quando entendemos o contexto por trás dele. Queremos histórias envolventes, com narrativas fortes, cheias de detalhes e que sejam contadas por meio de diversos recursos visuais. E a ciência explica isso tudo: nosso cérebro é capaz de processar imagens de maneira mais rápida que o texto. Esse número é 60.000 vezes maior, para ser mais exata. Por isso, a grande sacada para transformar a sua comunicação interna em mais atraente e efetiva é:

  • Oferecer conteúdos ricos e que engajam, utilizando vídeos, imagens, gifs, músicas e tudo mais que estiver ao seu alcance;
  • Contextualizar as informações e segmentar o público, criando um storytelling de respeito;
  • Personalizar suas peças e materiais sempre que possível, fazendo com que os colaboradores se sintam prestigiados e valorizados.

Estou te dizendo tudo isso, porque não quero que sua empresa seja daquelas que possui baixíssimo engajamento com o time ou, pior, que faz conteúdos que vão parar direto na lixeira do e-mail sem nem ao menos serem lidos.

Cola na minha que te mostro como se faz!

“Enquanto 89% das pessoas acreditam que uma comunicação eficaz é extremamente importante, apenas 17% delas acreditam que a comunicação de sua própria empresa é excelente. Aliás, 8 em cada 10 dizem que é média ou até mesmo ruim.”
(Fonte: Project.co)

 

Algo de errado não está certo, né? Então, que tal fugir dessas estatísticas e ter a Comunicação Interna dos sonhos?

Vem que eu te ajudo!
voltar ao topo